Medir para Evoluir
- Rede Metrológica
- 26 de fev.
- 2 min de leitura

A ciência das medições ou a famigerada metrologia, tem suas origens consolidadas nas primeiras civilizações humanas e desempenha um papel essencial em várias esferas da sociedade. Nos tempos mais antigos, era comum que a padronização de medidas fossem baseadas em características do corpo humano. Você provavelmente já ouviu falar em medidas como “pés” ou “polegadas”, por exemplo.
Para se medir qualquer coisa, é necessário estar munido de alguns elementos muito específicos, então anota aí:
Instrumentação;
Um objeto ou um fenômeno que se queira medir;
E, por fim, um padrão!
Assim, o padrão será seu objeto de referência ao longo de todo o processo de medição. E para exemplificar, um padrão bem antigo é o corte de granito ou madeira, com a medida que vai do cotovelo à ponta do dedo médio (o cúbito).
A Importância de um Sistema Internacional de Medidas (SI)
Padronizar unidades de medida, pôde proporcionar à humanidade avanços diversos em áreas distintas, como no comércio, na ciência e na engenharia. Sem um sistema de medição unificado, setores como a saúde, construção, e transporte jamais operariam em conformidade em um Sistema de Gestão da Qualidade. Dentro desse contexto, como um engenheiro projetaria uma ponte sem que soubesse da medida exata equivalente a um metro? Como cientistas fariam experimentos sem um Sistema Internacional de Medidas?
Com a introdução do Sistema Internacional de Unidades (SI) em 1960, as nações começaram a operar sob um conjunto único de padrões, o que melhorou a comunicação entre indústrias e países.
Hoje vivemos em um mundo contemplado pelos privilégios da globalização! Assim, com todos os avanços científicos e tecnológicos, cresce também as exigências normativas para garantia da qualidade, precisão e compatibilidade. Consequentemente, todo esse processo contribuiu para o surgimento de ferramentas de medição muito mais precisas.
Atualmente contamos com equipamento de alta performance, como medidores a laser, sensores digitais, GPS, máquinas de impressão 3D… E não poderia deixar de mencionar os relógios atômicos, uma tecnologia que não cogitamos mais viver sem ela, pois são essenciais para a sincronização de redes de comunicação, como os dados móveis do seu celular.
Conclusão
A história dos sistemas de medição nos faz refletir acerca do desejo humano de entender, controlar e organizar o mundo ao nosso redor. A criação de um Sistema Internacional de Unidades (SI), foi essencial para padronizar e otimizar alguns processos que contribuíram para o avanço tecnológico, dentro do contexto de um mundo moderno e globalizado. Com as novas tecnologias, garantimos mais precisão e assertividade de processos, bem como a conformidade da qualidade dos produtos projetados. Inovações na ciência e na indústria estão constantemente em ascensão, e reconhecer essa evolução nos ajuda a ter uma percepção mais ampla para melhoria contínua.
Escrito por K.C revisado por K.G.B
Fontes:
コメント